Agentes comunitários de saúde concluem curso de formação ofertado pela ESPPI

Agentes comunitários de saúde concluem curso de formação ofertado pela ESPPI

Foto: Wesley Monteiro /

Na manhã desta sexta-feira, 12 de novembro, aconteceu a cerimônia de formação do curso de Agente Comunitário de Saúde (ACS), na Câmara Municipal de Picos. Na ocasião, 41 agentes comunitários de Saúde dos municípios de Picos, Sussuapara, Bocaina, Paquetá, Santana do Piauí e Geminiano receberam os diplomas.

O curso teve duração de dois anos e foi ofertado pela Escola de Saúde Pública do Estado do Piauí. Dos 41 alunos que participaram da formação, 25 são de Picos.

De acordo com a gerente da Escola de Saúde Pública do Estado do Piauí, Maria de Jesus Dias, o curso foi marcado por vários desafios, sendo um deles a pandemia do novo coronavírus, mas segundo ela, isso não fez com que a turma desistisse de concluir o curso.

“Foram dois anos difíceis por conta da pandemia do novo coronavírus, pois nós começamos o curso e logo em seguida veio a pandemia da Covid, mas como a gente tem apoio regional da enfermeira Nayana, onde temos um grupo de trabalho na Escola de Saúde Pública do Estado que coordena o curso, foi possível realizar o curso de forma online, e logo em seguida, quando uma boa parte dos agentes comunitários já estavam com o esquema vacinal completo, foi possível retornar às aulas presenciais”, afirmou.

Gerente da Escola de Saúde Pública do Estado do Piauí, Maria de Jesus Dias. Foto: Wesley Monteiro

Maria de Jesus ainda destacou a importância da formação de novos agentes comunitários de Saúde na macrorregião de Picos.

“Estou bastante feliz pela conclusão de mais uma turma de ACS, pois aqui é um processo que a gente trabalha de educação permanente em saúde, sendo integração, ensino e serviço, onde a gente traz o aluno para dentro dos processos para educação permanente em saúde” disse Maria de Jesus.

A coordenadora da Atenção Primária de Saúde, Tânia Luz, esteve representando o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, na formatura e destacou a importância dos profissionais em ACS.

“O ACS é fundamental na acessibilidade do usuário ao sistema de saúde, ele incrementa e fortalece as ações de saúde. Hoje é a formatura desses alunos, e isso é superimportante porque eles vão atuar em diversas cidades da macrorregião de Picos”, ressaltou Tânia.

Coordenadora da Atenção Primária de Saúde, Tânia Luz. Foto: Wesley Monteiro

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *