Mulher denuncia pacientes com e sem Covid-19 misturados em quarto do Hospital Regional Justino Luz

Mulher denuncia pacientes com e sem Covid-19 misturados em quarto do Hospital Regional Justino Luz

Hospital Regional Justino Luz, em Picos / Foto: Jailson Dias

Nesta quarta-feira, 22 de dezembro, a senhora Elaine Silva Araújo, denunciou aos meios de comunicação de Picos, que o Hospital Regional Justino Luz, estaria ‘misturado’ pacientes infectados com Covid-19 com pacientes que possuem outras doenças na unidade de Saúde.

Em entrevista com Elaine Silva Araújo, ela relatou que só foi possível descobrir o ocorrido após uma conversa com outra acompanhante de um paciente que estava no mesmo quarto do seu parente.

“O que está acontecendo no Hospital Regional Justino Luz, é que na segunda-feira da semana passada, dia 13, dei entrada com um paciente que foi diagnosticado com pneumotórax. Esse paciente está em uma ala aguardando a senha para ir para Teresina, para fazer uma cirurgia. Nessa mesma ala em que ele se encontra, estava um paciente há mais de 15 dias que estava aguardando uma vaga para Teresina também. Quando essa senha surgiu para ele ir para Teresina, foi feito um procedimento, neste procedimento ele testou positivo para Covid e, imediatamente o levaram para o isolamento. A acompanhante que estava com ele foi quem nos informou sobre o ocorrido, porque as enfermeiras de plantão pediram para a ela não falar nada para nós”, disse Elaine.

Segundo a denunciante nenhum procedimento foi realizado mesmo a direção do hospital sabendo do ocorrido e novos pacientes estão sendo colocados na ala a todo momento. Elaine ainda frisou que foi até a Ouvidoria da unidade de Saúde, mas segundo ela a Ouvidoria fez foi uma suposição para ela e demais pessoas que estavam no momento.

“Mesmo com tudo isso nenhum procedimento foi realizado. Estamos com novos pacientes no mesmo quarto, um com tuberculose, outro que está com ferimentos causando mau cheiro, tornando difícil até fazermos as refeições nessa ala. Fui atrás da enfermeira e ela disse que não tem mais quarto vago para ele ficar, que tinha que ficar nesse quarto. Procurei a ouvidoria, e simplesmente jogaram para a enfermeira a responsabilidade, dizendo ser ela a responsável por esse processo. Não tem como nós fazer refeição em uma ala que os pacientes estão com mau cheiro e saindo pus. Hoje procurei a ouvidoria novamente e ele fez foi uma suposição entre ele, outra pessoa e eu, onde um dos três poderia estar com Covid. Disse que temos é que tomar a vacina. Então eu disse que denunciaria”, relatou.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital Regional Justino Luz, onde enviaram uma nota de esclarecimento sobre a denúncia.

Confira a nota completa:

Esclarecemos que as situações relatadas são de conhecimento da equipe de enfermagem e direção do Hospital Regional Justino Luz.

Sobre testagem para COVID-19 foi feito em um paciente que precisava ser transferido para outro hospital em Teresina-PI, pois faz parte do protocolo. Após ele testar positivo foi levado para o setor covid deste hospital. Os demais pacientes que estão no mesmo leito que o paciente diagnosticado com Covdi-19, precisam permanecer na mesma enfermaria e passam por testagem após o tempo determinado. Os acompanhantes dos pacientes que apresentarem algum sintoma da doença é necessário que procurem atendimento no CIEM.

Sobre o leito ocupado por um paciente que testou positivo para COVID-19, o mesmo foi desinfectado pela equipe de higienização antes de ser ocupado por um novo paciente.

O paciente com tuberculose já iniciou o tratamento no mesmo dia que recebeu o resultado de exame Positivo para doença- pacientes tuberculosos em tratamento não transmitem a doença.

Somos um hospital público e porta aberta para atender Picos e macrorregião, por isso a grande demanda de internados. Não temos leito disponível para isolar pacientes, no momento. Entendemos o incômodo dentro da enfermaria, mas o paciente já passou por procedimento para limpeza dos ferimentos o que amenizará o odor no leito.

Reiteramos a busca incessante por melhorias e a resolutividade da situação.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *