Saúde de Picos monitora jovem com suspeita de varíola dos macacos

Saúde de Picos monitora jovem com suspeita de varíola dos macacos

Foto: OMS /

Na manhã desta terça-feira, 23 de agosto, o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, falou sobre o primeiro caso suspeito de Varíola dos Macacos no município e comentou sobre o estado de saúde da jovem.

De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica do município, Robsoncley Viana, a jovem apresentou sintomas após viajar para as cidades de Brasília e Rio de Janeiro, onde retornou no último sábado (20) apresentando lesões na pele e deu entrada no Hospital Regional de Picos.

“No momento nós temos um caso suspeito de Monkeypox, esta pessoa estava viajando para as cidades de Brasília e Rio de Janeiro, retornou no dia 20 e deu entrada no Hospital Regional. Como a gente sabia que ela estava em área de risco elevado e apresentava lesões na pele, nós fizemos a coleta de material e encaminhamos para o Lacen, e agora o Lacen vai encaminhar essas amostras para Fio Cruz, que é o laboratório referência Monkeypox no Piauí”, disse.

Coordenador de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana. Foto: Wesley Monteiro 

Robsoncley Viana explicou que o resultado do exame deve sair em torno de 20 dias, pois até o momento apenas um laboratório no país está realizando os exames, por isso, a demora.

“A duração em média para sair o resultado é de 20 dias, pois é um laboratório que está recebendo demanda do país inteiro, e enquanto não descentralizar esses exames é em torno de 20 a 30 dias, mas esperamos que possa sair mais rápido para que ela possa sair do isolamento, caso seja negativo para Monkeypox”, comentou.

O coordenador ainda comentou que todas as pessoas que tiveram contato com a jovem estão em isolamento social e sendo monitoradas.

“As pessoas que vieram com ela no voo estão em isolamento e em observação já que estão assintomáticas. Então, a gente faz o acompanhamento verificando a temperatura, os sintomas, e após 10 dias, caso não apresente sintomas caraterísticos da Monkeypox, a pessoa é liberada, mas se apresentar lesões, elas ficarão 20 dias em isolamento”, afirmou.

Robsoncley Viana ainda comentou sobre os principais sintomas da Varíola dos Macacos.

“A partir do momento que entra em contato com o paciente você pode ter um período que encubação de 5 a 21 dias, e neste período, vai apresentar febre, moleza no corpo, dor de garganta, e a medida que a febre vai cedendo, vai aparecendo as feridas na pele, as erupções, que é caraterística da varíola”, concluiu.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *