Polícias e gestores se reúnem para alinhar estratégias de segurança nas escolas de Picos

Polícias e gestores se reúnem para alinhar estratégias de segurança nas escolas de Picos

Fotos: Polícia Militar de Picos /

Na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, a Polícia Militar de Picos, a Polícia Civil e gestores escolares participaram de reuniões que tiveram como principal objetivo definir estratégias de prevenção e combate à violência nas escolas de Picos.

O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação do município e contou com cerca de 50 diretores das escolas municipais, tanto da área urbana como da zona rural.

Ainda na parte da manhã, as polícias tiveram um encontro com os representantes da rede estadual de ensino de Picos e microrregião (9ª GRE). O encontro ocorreu no auditório do colégio PREMEN de Picos e contou com diretores das escolas estaduais, coordenadores, do Delegado Regional de Polícia Civil de Picos, José Eulálio Neto, representante da OAB, do Conselho Tutelar e da área psicopedagogia.

“Com a realização das duas reuniões nesta segunda-feira, fecha-se o ciclo de primeiro contato com os diretores das escolas dos setores privado e público municipal e estadual, que teve início com a reunião realizada no 4? BPM na última sexta-feira (14)”, disse o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) de Picos, major Felipe.

Major Felipe ainda destacou que durante o encontro foi criado uma rede de proteção para promover mais segurança no ambiente escolar.

"Obviamente que estas medidas pactuadas e construídas após amplo debate não são estáticas e absolutas. É necessário adaptá-las caso a caso para tirar-se o devido proveito, que é proporcionar o retorno do alunado ao seio escolar", finalizou.

Veja as ações que serão implantadas nas escolas:

- A criação dos grupos REDE DE PROTEÇÃO ESCOLAR, com representantes das polícias militar e civil, a fim de possibilitar o rápido acesso às autoridades de segurança pública assim como de coibir a fake news com a averiguação de situações suspeitas disseminadas nas redes sociais locais;

- O compromisso de intensificação de rondas, abordagens e visitas nas áreas escolares;

- A adoção de medidas administrativas escolares para a implementação de métodos de triagem;

- O reforço da segurança interna de algumas escolas; e

- A promoção de outras reuniões de avaliação de desempenho e orientação para os profissionais auxiliares das escolas, como vigilantes e serviços gerais.

 

*Com informações da Polícia Militar de Picos

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *