Caminhões da Mamografia percorrerão 20 municípios até o fim deste mês

Caminhões da Mamografia percorrerão 20 municípios até o fim deste mês

/

Os caminhões adaptados para realização de mamografias em mulheres de 40 a 69 anos de idade, serviço ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vão percorrer 20 municípios piauienses até o fim de agosto. Desde a implantação do programa, os seis caminhões já percorreram mais de 80 cidades piauienses.

De 16 a 31 de agosto serão beneficiadas as cidades de Hugo Napoleão, Inhuma, Lagoa do Sítio, Geminiano, Vera Mendes, Itainópolis, Barreiras do Piauí, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Bom Jesus, Miguel Alves, Sebastião Leal, Porto Alegre do Piauí, Canavieiras, Bertolínia, Campo Largo do Piauí, Porto, São João do Arraial e Nossa Senhora dos Remédios.

O serviço iniciou no fim do mês de maio, com seis veículos adaptados que percorrerão todos os 224 municípios do estado. A previsão é que o serviço realize mais de 125 mil mamografias. Os recursos investidos são oriundos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro (MDB).

“Cada um dos veículos tem capacidade de realizar 80 mamografias por dia, o que representa um total de 480 exames diários. Para que as mulheres tenham acesso ao serviço, elas devem procurar a atenção básica do seu município para que elas sejam cadastradas nos atendimentos e possam ter acesso aos serviços”, explica o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Os caminhões buscam fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina do estado, além de contribuir para a descentralização dos serviços. Os seis caminhões permitem o atendimento simultâneo de diferentes regiões de saúde do Piauí, garantindo uma maior velocidade no atendimento à população.

“Todo o atendimento é organizado por meio da regulação estadual, onde o município tem a função de buscar as mulheres que serão beneficiadas pela ação e agendar o atendimento junto ao sistema da regulação. Dessa forma, todas as pacientes reguladas pelo município terão acesso ao serviço durante a estadia do caminhão de mamografia naquela cidade”, explicou o diretor da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara), Rodrigo Martins.

 

Fonte: CCOM PI 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *