Picos é contemplada com Patrulha Maria da Penha

Picos é contemplada com Patrulha Maria da Penha

Fotos: Wesley Monteiro /

A cidade de Picos foi contemplada com a Patrulha Maria da Penha, na manhã desta sexta-feira, 22 de setembro. A solenidade de entrega da viatura policial na cor lilás aconteceu na Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus de Picos. Além da entrega da viatura lilás que será usada pelo patrulhamento, o 4º BPM de Picos foi contemplado com duas motos policiais.

O principal objetivo do projeto da Patrulha Maria da Penha é combater a violência doméstica em plantão de 24 horas, dando toda assistência as vítimas.

Compareceram na solenidade de entrega da viatura lilás, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas; o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes; a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa; o comandante do 4° BPM de Picos, tenente-coronel Estanislau Felipe, demais autoridades das forças de segurança e políticas de Picos.

O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, explicou a importância de descentralizar os serviços que acontecem na Capital Teresina para o interior do Estado em prol da segurança pública.

“Estamos trazendo essa novidade que é a descentralização do serviço da Patrulha Maria da Penha. É uma demanda social muito urgente, é uma problemática social de importância na Segurança Pública. Esse serviço era apenas ofertado na Capital Teresina, agora estamos levando para o interior do Estado, então Picos está sendo contemplada com uma patrulha 24h, sendo que a Patrulha não só é um serviço de repressão, educação, mas de acompanhamento das medidas protetivas. A cidade de Picos está de parabéns por receber esse serviço”, destacou.

Comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes. Foto: Wesley Monteiro 

O secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, destacou que a Patrulha Maria da Penha vai ajudar no acompanhamento de mulheres que possuem medidas protetivas na cidade de Picos.

“A patrulha serve para atender as mulheres, mas principalmente para fiscalizar as medidas protetivas, então é um papel de suma importância. As mulheres estão mais encorajadas dos seus direitos, denunciam. Nós temos uma DEAM da Polícia Civil em Picos bastante proativa. A Justiça quando determinada uma medida protetiva ela tem que ser acompanhada, saber que aquela pessoa está cumprindo a medida, então a viatura tem a caracterização na cor lilás, bem forte, além dessa reprovação jurídica, mas também tem a reprovação social. Vamos estar interiorizando os grandes comandos do BEPI, Grupamento Aéreo e Patrulha Maria da Penha”, disse.

Secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas. Foto: Wesley Monteiro

De acordo com a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, foi realizado uma capacitação com os profissionais de segurança da Polícia Civil e Polícia Militar para ajudar no projeto Patrulha Maria da Penha. 

“A Patrulha Maria da Penha é um dos equipamentos da política de enfrentamento a violência contra a mulher, sendo que o papel da patrulha é acompanhar as medidas protetivas de mulheres. É uma ferramenta de acolhimento a essas mulheres, onde realizamos em Picos a capacitação dos profissionais de segurança da Polícia Civil e Polícia Militar, no sentido de realizar algumas discussões no combate à violência contra a mulher", frisou.

Veja mais fotos! 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *