I Seminário sobre Estratégias de Prevenção e Repressão aos Crimes Violentos contra o Patrimônio acontece em Picos

I Seminário sobre Estratégias de Prevenção e Repressão aos Crimes Violentos contra o Patrimônio acontece em Picos

Fotos: Wesley Monteiro /

Na manhã desta segunda-feira, 06 de novembro, aconteceu a solenidade de abertura do I Seminário Sobre Estratégias de Prevenção e Repressão aos Crimes Violentos contra o Patrimônio da Polícia Militar do Piauí. A abertura do evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial da Grande Picos (ACINPI). O evento segue até a próxima sexta-feira (10).

O seminário surgiu a partir de uma iniciativa da Secretaria de Segurança do Estado, do Comando Geral, Diretoria Geral das Operações, do Comando do Policiamento Especializado e do Comando de Policiamento do Semiárido. O mesmo ainda conta com a parceria do 4º BPM de Picos e do BEPI. 50 policias irão participar de toda a formação.

O comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar de Picos, tenente-coronel Estanislau Felipe, destacou a importância do evento para todos os órgãos de segurança pública do Estado.

“Estamos realizando o I Seminário em Estratégias de Combate ao Novo Cangaço da Polícia Militar do Piauí. Foram escolhidos os melhores instrutores do Brasil para virem ao Piauí e ministrar as instruções e palestras necessárias para que o nosso efetivo esteja preparado para quando acontecer um incidente do novo cangaço. Serão cinco dias de seminário e esperamos sair mais capacitados para combater esse tipo de delito na região”, destacou.

De acordo com o comandante do Policiamento Especializado, coronel James Sean, o principal objetivo do seminário é criar um plano de defesa para combater os crimes das organizações criminosas na grande região de Picos.

“Estamos dando inicio a um programa de treinamento que envolverá todos os órgãos de segurança pública do Estado do Piauí, com protagonista a Polícia Militar do Piauí, tendo em vista que a PM enfrenta esse fato direto nas ruas. Temos como objetivo principal a confecção de um plano de defesa para que possamos agir quando se depararmos com essas situações críticas que envolvem ações criminosas voltadas para instituições financeiras”, disse.

O tenente-coronel da Policia Militar de Alagoas, Raumário Santos, que é um dos palestrantes do evento, falou que o foco da sua palestra é uma linha do tempo dos crimes violentos no período do cangaço até os dias atuais.  

“A palestra de forma resumida irá tratar sobre o aspecto histórico do crime violento do patrimônio histórico do Brasil, então o recorte que fizemos foi no período do cangaço, na figura mais conhecida que é a do Lampião, onde partimos para o cangaço, sendo que Lampião foi um bandido que assolou o Nordeste até chegar a novas modalidades de crimes, que será objeto de estudo aqui no seminário”, frisou. 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *