Campanha Dezembro Laranja alerta para os cuidados com o câncer de pele

Campanha Dezembro Laranja alerta para os cuidados com o câncer de pele

Foto: Freepik /

O mês de dezembro chega com um importante alerta sobre a saúde da pele no Brasil. A Campanha Dezembro Laranja destaca a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma que representa cerca de 30% de todos os casos. Apesar de apresentar baixa letalidade, a incidência deste tipo de câncer preocupa, por isso a prevenção é tão importante.

A médica Fernanda Ayres enfatiza que os cuidados com a pele vão além do simples uso de protetor solar.

“Os principais cuidados com a pele são essencialmente quanto ao uso da hidratação e da proteção solar. Quando falamos de proteção solar, não falamos apenas do protetor solar químico, mas também da proteção física: a utilização de chapéu, boné, blusa de proteção solar”, pontua.

Ela ainda destaca que, em uma cidade como Teresina, onde o calor é intenso, a atenção deve ser redobrada, principalmente diante do aumento da exposição solar associado ao aquecimento global.

“Quanto maior a quantidade de exposição solar, maior a incidência dos raios solares e a probabilidade de desenvolver o câncer de pele no futuro é maior. Então os teresinenses devem ter esse cuidado”, reforça a médica Fernanda.

O alerta principal da campanha é para qualquer lesão na pele que apresente sinais como sangramento fácil, dificuldade de cicatrização, aumento de tamanho ou alterações na coloração. Diante desses sinais de alerta, a recomendação é buscar um especialista para um diagnóstico adequado. Para aqueles com fatores de risco adicionais, como pele clara, olhos claros, muitos sinais na pele ou histórico familiar de câncer, a prevenção deve ocorrer pelo menos duas vezes ao ano. Já para aqueles com menos fatores de risco, uma avaliação anual ou bianual é recomendada.

Fernanda enfatiza que, ao identificar um câncer de pele, o tratamento primário é a cirurgia. A eficácia do procedimento dependerá do estágio do diagnóstico, sendo que diagnósticos precoces aumentam significativamente as chances de um tratamento curativo sem a necessidade de ações adicionais.

“Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de tratamento curativo”, completa a médica. A prevenção e a atenção aos sinais da pele são fundamentais para preservar a saúde e a qualidade de vida.

Fonte: CCOM 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *