Na noite de quinta-feira (11), no Ginásio Verdão, ocorreu o evento de formatura dos novos 348 policiais militares que irão atuar no estado. Durante o evento, o governador Rafael Fonteles (PT) realizou a nomeação imediata de 322 dos formandos, que agora entram nos quadros da Polícia Militar do Piauí. Os demais estão sub judice e devem ser nomeados posteriormente. A nomeação ainda deve ser publicada no Diário Oficial do Estado. 26 policiais sub judice que participaram da formatura não foram nomeados.
"Segurança é prioridade. Eu disse isso ao longo da campanha eleitoral. A população exige isso de nós, e tem reconhecido o trabalho feito pelo secretário Chico Lucas, pelas forças policiais cada vez mais integradas, ativas, fazendo parceria de forma harmônica com o Tribunal de Justiça, com o Ministério Público e investindo no social. Porque aí sim, é um remédio de longo prazo e a gente quer dar oportunidade sobretudo para a juventude estudar e trabalhar, portanto, acreditar no estudo e no trabalho ao invés de entrar na criminalidade", afirmou o governador.
Segundo o governador, o objetivo é nomear até o final do seu mandato 4 mil novos homens e mulheres. Ao som de “We Will Rock You”, do Queen, a cerimônia de formatura iniciou com o desfile dos formandos.
A homenageada pela turma, a secretária de Estado da Assistência Social, ex-governadora e ex-senadora, Regina Sousa, ficou contente com o carinho dos novos policiais que colocaram o nome da gestora na turma do Curso de Formação de Soldados. Regina teve papel fundamental no processo de nomeação do reforço no efetivo.
“Eu queria agradecer a vocês pela escolha do meu nome para a turma. Quando a gente passa por alguns lugares, depois de um tempo que a gente vê o significado de determinadas coisas. Quando conversei com o comandante, ele pediu uma lei e aprovamos em dois dias na Assembleia para ampliar o número de vagas e chamar o cadastro de reserva. E estamos aqui na PM com mais 348 pessoas que vão defender nossos cidadãos e cidadãs. Vamos para a rua para prevenir e proteger”, destacou.
Chico Lucas, secretário de Estado da Segurança, afirmou que a nomeação atende a necessidade de mais efetivo.
“Além do policiamento ordinário, estamos com uma polícia moderna com batalhões especializados, a exemplo da viatura lilás, que atende casos de violência contra a mulher. Precisávamos de mais gente para que esses serviços acontecessem. A nomeação de novos policiais oxigenam e renovam a nossa Polícia Militar”, acrescentou.
Através das redes sociais, o governador Rafael Fonteles anunciou na quinta-feira a convocação de 500 novos aprovados para fazerem o curso de formação da PM-PI. Em menos de 13 meses, foram mais de 1.450 policiais nomeados.
Fonte: Cidade Verde