Lula nega que atuará pela desistência de Tabata para ajudar Boulos na eleição de SP

Lula nega que atuará pela desistência de Tabata para ajudar Boulos na eleição de SP

Foto: Ricardo Stuckert /

O presidente Lula (PT) negou nesta terça-feira (30) que tomará a iniciativa para que a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) abra mão de sua pré-candidatura para a Prefeitura de São Paulo para apoiar Guilherme Boulos (PSOL).

"Jamais iria tentar corrompê-la com um cargo [no governo] para não ser candidata a prefeita. Ela sabe o que pode fazer, ela tem noção do que é São Paulo. Se ela quiser ser candidata a prefeita ela vai ser candidata a prefeita (...) Não é o presidente Lula que vai impedir", disse o presidente

"Nós precisamos derrotar o bolsonarismo em São Paulo", completou em entrevista pela manhã à rádio CBN Recife.

No final de semana, a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, informou que é dada como certa no entorno de Lula e na cúpula do PSB uma investida direta do presidente para tentar convencer Tabata a desistir.

Uma das possibilidades discutidas entre aliados do presidente seria um convite para que Tabata assumisse um ministério, que poderia ser o de Ciência e Tecnologia.

A pasta é comandada por Luciana Santos, que é do PC do B, um dos partidos da coligação do PT, o que poderia fazer com que a troca fosse menos traumática. Além disso, trata-se de área de interesse e de atuação parlamentar de Tabata.

Lula adotou a estratégia em 2022, quando pediu a Boulos e Márcio França (PSB) que abandonassem suas pré-candidaturas para o governo de São Paulo para apoiar Fernando Haddad (PT), que chegou ao segundo turno com o apoio dos dois, mas perdeu para Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

Na capital, a saída de Tabata poderia, em tese, facilitar a tentativa de Lula de transformar a disputa municipal em um duelo entre ele e Jair Bolsonaro (PL), cujo apoio é pleiteado pelo atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).

Na última semana, Lula disse que a eleição em São Paulo será "uma confrontação direta entre o ex-presidente e o atual presidente, é entre eu e a figura".

 

Fonte: Folhapress

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *