A Alerp de Picos foi fundada dia 22 de outubro de 1989, nesta terça-feira (22) comemora 35 anos. Foi criada por um grupo de intelectuais formado por professores, escritores, juristas e jornalistas.
O encontro surgiu de um seminário com a participação dos escritores Hardi Filho, Chico Miguel e outros escritores, realizado no dia 20 a 22 de outubro de 1989, no auditório do antigo inamps. O objetivo era promover a produção da cultura de Picos.
A primeira diretoria eleita para o biênio de 1989/ 1991 foram:
Presidente: Rosa de Araújo Luz
Vice-presidente: José Martinho Leal
Secretaria: Olivia da Silva Rufino Borges
Secretario: Francisco das Chagas de Sousa
Tesoureiro: José Aécio Bezerra de Lima
Atualmente a academia tem 40 cadeiras disponíveis, mas apenas 31 estão ocupadas. Os membros da Alerp se reunem todos os meses, especificamente, na última sexta-feira do mês. São promovidos anualmente concurso de crônicas e poesias, recebem turmas de escolas públicas e particulares que visitam a biblioteca, mostram as dependências da sede, a academia participa de eventos, escolas e Universidades, participam de eventos na academia piauiense de letras.
É realizado anualmente o Seminário de literatura piauiense e picoense. No mês de março acontece o “sarau mulher e poesia”, em comemoração ao dia da mulher. Foram publicados a antologia dos 25 anos e 30 anos da fundação (a antologia é a biografia de todos os acadêmicos).
A comemoração dos 35 anos será com o Selipi e com o concurso de poesia. Confira abaixo a programação: