O boletim meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desta semana, válido de 4 a 11 de novembro, aponta que os municípios do Sul do Piauí terão um aumento na nebulosidade, com possibilidade de instabilidades e pancadas de chuvas isoladas.
De acordo com o climatologista e diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, as chuvas não devem alcançar as regiões Norte e Centro-Norte, incluindo Teresina.
“As projeções indicam que, nos próximos 10 a 15 dias, haverá chuvas nessa faixa do Cerrado, mas não há indícios de que elas se expandam para o Centro-Norte ou mesmo para o Norte do estado, até porque novembro ainda é considerado um mês de pré-estação para a maior parte do Piauí”, explicou.
De modo geral, segundo Werton Costa, 2024 repete o padrão da última estação chuvosa, com expectativas de alguma precipitação no final deste ano e início de 2025.
“Podemos ter uma ligeira melhora no encerramento de 2024, com alguma chuva prevista pelos modelos, mas com quebras de até 50% a 70%. A expectativa é que o início de 2025 traga algumas chuvas, possivelmente com um cenário semelhante ao começo deste ano ou até ligeiramente positivo. Esperamos que essas atualizações sejam feitas até o final de novembro para termos um cenário mais claro do que nos aguarda”, concluiu.
Fonte: Picos 40 graus