Governo assina contrato de concessão da rodoviária de Picos

Governo assina contrato de concessão da rodoviária de Picos

Reunião decide cláusulas do contrato. / Foto: Divulgação

<div align="justify">O Governo do Estado e a empresa Sinart - Sociedade Nacional de Apoio Rodovi&aacute;rio e Tur&iacute;stico assinam nesta quinta-feira, 3,, os contratos de concess&atilde;o das rodovi&aacute;rias de Teresina (Terminal Governador Luc&iacute;dio Portela), Picos (Terminal Zuza Baldo&iacute;no) e Floriano (Terminal Dr. Filadelfo Freire de Castro). A assinatura acontecer&aacute; durante a reuni&atilde;o do Conselho Gestor das PPPs, &agrave;s 16 horas, no Pal&aacute;cio de Karnak, com a presen&ccedil;a do governador Wellington Dias.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O coordenador do Conselho e secret&aacute;rio de Governo, Merlong Solano, destaca que os contratos est&atilde;o dispon&iacute;veis para consulta no site www.ppp.pi.gov.br. &ldquo;Os prazos para realiza&ccedil;&atilde;o das obras de melhoria e moderniza&ccedil;&atilde;o dos terminais ser&atilde;o fixados por esses contratos, cuja execu&ccedil;&atilde;o ser&aacute; acompanhada por um Comit&ecirc; de Monitoramento e Gest&atilde;o. Esperamos ver as primeiras mudan&ccedil;as, as que dizem respeito &agrave; organiza&ccedil;&atilde;o das rodovi&aacute;rias, j&aacute; neste m&ecirc;s de dezembro&rdquo;, frisa Merlong.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">A Sinart cuidar&aacute; da gest&atilde;o, administra&ccedil;&atilde;o e opera&ccedil;&atilde;o dos terminais, o que dever&aacute; ser custeado com arrecada&ccedil;&atilde;o pr&oacute;pria, por meio da cobran&ccedil;a das tarifas de embarque. A empresa tamb&eacute;m poder&aacute; cobrar pelos servi&ccedil;os de guarda-volumes, aluguel de espa&ccedil;os, publicidade e estacionamento.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">A superintendente de Parcerias e Concess&otilde;es, Viviane Moura, afirma que as tarifas de embarque s&oacute; poder&atilde;o sofrer reajuste ap&oacute;s a conclus&atilde;o das reformas e que qualquer aumento dever&aacute; ser autorizado pelo Governo do Estado, respons&aacute;vel tamb&eacute;m por fiscalizar a qualidade dos servi&ccedil;os prestados e combater o transporte clandestino. &ldquo;Outra vantagem &eacute; que, a partir do terceiro ano de concess&atilde;o, a Sinart dever&aacute; repassar ao Estado 2% de toda a arrecada&ccedil;&atilde;o dos terminais de Teresina e de Picos. No caso de Floriano, cujo terminal &eacute; deficit&aacute;rio, o percentual a ser repassado &eacute; de 0,1%&rdquo;, explica Viviane Moura.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Ap&oacute;s a assinatura do contrato, a Secretaria Estadual de Transportes e a concession&aacute;ria dever&atilde;o fazer vistorias nos terminais e reuni&otilde;es com permission&aacute;rios para dar seguimento ao novo modelo de gest&atilde;o.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <p align="justify">A Sinart foi declarada vencedora da licita&ccedil;&atilde;o nessa ter&ccedil;a-feira (01), ap&oacute;s comprova&ccedil;&atilde;o da regularidade da documenta&ccedil;&atilde;o da empresa. Com sede em Salvador (BA), possui mais de 40 anos de experi&ecirc;ncia na constru&ccedil;&atilde;o, opera&ccedil;&atilde;o e manuten&ccedil;&atilde;o de terminais rodovi&aacute;rios, dentre os quais est&atilde;o os de Macei&oacute; (AL), Iguatu (CE), Petr&oacute;polis (RJ), Juiz de Fora (MG), Bel&eacute;m (PA) e Salvador (BA).</p>
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