Plano Nacional da Cultura Exportadora é lançado no Piauí

Plano Nacional da Cultura Exportadora é lançado no Piauí

Solenidade de lançamento do plano. / Foto: Reprodução

<div align="justify">Com o objetivo de aumentar o n&uacute;mero de empresas que operam no com&eacute;rcio exterior e elevar, assim, as exporta&ccedil;&otilde;es de produtos e servi&ccedil;os do Piau&iacute;, aconteceu na manh&atilde; de ontem (03), o lan&ccedil;amento das a&ccedil;&otilde;es do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O programa foi apresentado por representantes do Minist&eacute;rio do Desenvolvimento Ind&uacute;stria e Com&eacute;rcio Exterior (MDIC), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econ&ocirc;mico e Tecnol&oacute;gico (Sedet). Participaram do evento, empres&aacute;rios da &aacute;rea de exporta&ccedil;&atilde;o e v&aacute;rios &oacute;rg&atilde;os que fazem parte do comit&ecirc;. Alem da Sedet, a FIEPI, Sebrae, Caixa Econ&ocirc;mica Federal, Banco do Brasil e Correios.</div> <div align="justify"><span>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </span></div> <div align="justify">Para o secret&aacute;rio da Sedet, Nerinho, a miss&atilde;o para criar o comit&ecirc; da cultura exportadora foi recebida com bastante entusiasmo, uma vez que o Piau&iacute; j&aacute; est&aacute; pronto para intensificar sua atua&ccedil;&atilde;o no mercado da exporta&ccedil;&atilde;o.</div> <div align="justify"><span>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </span></div> <div align="justify">&ldquo;Estamos preparados para adequar e trazer novos empres&aacute;rios, e temos certeza que o nordeste vai ser o celeiro dessa cultura exportadora. Nosso objetivo &eacute; pegar os empres&aacute;rios e lapid&aacute;-los. Qualificar aqueles que j&aacute; exportam, para que alcancem um patamar mais elevado e trazer para o mercado os que pensam em exportar. Esse &eacute; o papel fundamental desse comit&ecirc;&rdquo;, disse o gestor ressaltando ainda a import&acirc;ncia do Porto Seco, como estrat&eacute;gia para incorporar a lideran&ccedil;a da log&iacute;stica do Com&eacute;rcio Exterior.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">A vice-governadora Margarete Coelho destacou o empenho do Estado para a cria&ccedil;&atilde;o de uma cultura exportadora. &ldquo;O Governo tem trabalhado com a cria&ccedil;&atilde;o de um mercado exportador, al&eacute;m de criar instrumentos necess&aacute;rios como a ZPE, o Porto Seco e os P&oacute;los industriais norte e sul. Essa &eacute; uma forma de promover uma cultura exportadora, como tamb&eacute;m oferecer treinamento para nossos atores do plano nacional e do plano internacional. Ent&atilde;o, esse &eacute; um momento importante em que o Minist&eacute;rio do Desenvolvimento vem at&eacute; os Estados para conhecer nossa realidade&rdquo;, ressaltou a vice-governadora.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O diretor de Estat&iacute;stica e Apoio &agrave; Exporta&ccedil;&atilde;o do Minist&eacute;rio do Desenvolvimento, Ind&uacute;stria e Com&eacute;rcio Exterior (MDIC), Herlon Brand&atilde;o, fez um breve explana&ccedil;&atilde;o sobre o programa. &ldquo;O Plano Nacional da Cultura Exportadora est&aacute; sendo reformulado numa metodologia totalmente nova com a participa&ccedil;&atilde;o de v&aacute;rios &oacute;rg&atilde;os e parceiros. Uma constru&ccedil;&atilde;o coletiva nasceu de varias experi&ecirc;ncia do com&eacute;rcio exterior e de diversas institui&ccedil;&otilde;es que ofertam seus produtos e servi&ccedil;os para que as empresas atinjam as exporta&ccedil;&otilde;es com buscas na qualifica&ccedil;&atilde;o&rdquo;, disse.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O diretor esclareceu que o objetivo principal do programa n&atilde;o &eacute; s&oacute; aumentar o n&uacute;mero de exportadores, mas aumentar tamb&eacute;m os beneficiados. &ldquo;O caminho da exporta&ccedil;&atilde;o tem seus desafios, mas tamb&eacute;m tem seus ganhos, que podem proporcionar grandes oportunidades. Estamos aqui para mostrar isso: como as empresas podem adequar seus produtos. N&atilde;o vamos s&oacute; apontar o caminho, mas pegar na m&atilde;o e seguir juntos. Temos potencial e conseguiremos chegar l&aacute; atrav&eacute;s desse esfor&ccedil;o&rdquo;, afirmou Herlon.</div>
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