AMBEV lança a primeira cerveja de caju em homenagem ao estado do Piauí

AMBEV lança a primeira cerveja de caju em homenagem ao estado do Piauí

Foto: Reprodução /

Em homenagem ao Dia do Piauí, comemorado na segunda-feira, 19 de outubro, a Ambev recebeu a imprensa piauiense na Cervejaria Teresina, para apresentar a Berrió do Piauí, uma cerveja inspirada na identidade e tradições do povo piauiense. A bebida, que leva na sua composição o caju produzido no Estado, é uma novidade que promete refrescar os dias quentes do Piauí.

O gerente de marketing da cerveja, Leandro Thot, destaca sobre a importância de apresentar uma cerveja de uma fruta típica do Piauí: o caju. “O projeto da Berrió Piauí é um projeto muito especial para a gente. Foi criado do zero, em conjunto com os piauienses, depois de muitos resultados de pesquisas durante dois anos. O projeto foi criado por piauienses, para piauienses em todos os aspectos. Não só por ser produzida na planta de Teresina, mas também por ter caju na sua receita, plantado e colhido por pequenos agricultores do interior do estado”, ressaltou Leandro Thot.

Indagado por nossa equipe de reportagem sobre a possibilidade de expansão da cerveja para os demais estados do Brasil, o gerente de marketing da Berrió, Leandro Thot, frisou que a cerveja foi criada apenas para os piauienses, pois na sua produção leva o caju, uma fruta bastante cultivada no interior do Piauí. “O foco é completamente o Piauí. Ele á plantado com todos os insumos aqui do estado, fabricado aqui na nossa cervejaria de Teresina, e só será distribuído no estado do Piauí”, explicou.

Segundo o gerente de marketing da cerveja, Leandro Thot, o nome foi escolhido para lembrar a expressão típica do Piauí – Berrió-BRÓ – período mais quente do ano no estado. Com a embalagem em amarelo e preto, a cervejaria homenageia as cores do caju, do sol e representa a alegria do povo piauiense.

De acordo com a supervisora de agro da AMBEV, Lanessa Vieira, a cerveja Berrió é um projeto que traz valorização para o trabalho do homem do campo. “Traz uma valorização para agricultura familiar do nosso estado, porque é projeto que tem como objetivo levar desenvolvimento social e econômico para os nossos cajucultores”, disse.

Lanessa ainda afirmou que o projeto envolve uma grande quantidade de agricultores no processo da fabricação da cerveja, como na plantação e colheita do caju, gerando renda para milhares de piauienses que sobrevivem com o trabalho da agricultura. “Na primeira colheita para a AMBEV impactamos mais de 1.400 pessoas, sendo esses produtores, colhedores, ajudantes de carregamento e descarregamento e transportadores. Desse total, temos o impacto de 600 famílias dentro do estado, e até 2025 queremos impactar mais de 4 mil pessoas”, explanou.

“A produção da nova cerveja movimenta a economia do Estado e gera expectativas na cadeia produtiva do caju”, explica Lanessa. A AMBEV comprou na última colheita, mais de 240 toneladas de caju, de produtores da agricultura familiar de cinco municípios, que são: Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti e Pio IX por meio da Cooperativa Mista Agroindustrial de Francisco Santos, Cooperativa Mista Agroindustrial de Monsenhor Hipólito e Assentamento Nova Esperança de Pio IX. 

Fotos: Júnior Oliveira

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *