Idosos de Picos enfrentam longas filas para tomar vacina contra covid-19

Idosos de Picos enfrentam longas filas para tomar vacina contra covid-19

Fotos: Wesley Monteiro /

Na noite desta segunda-feira, 22 de março, os idosos que procuraram uma dose de esperança através da vacina contra a covid-19 na cidade de Picos, enfrentaram grandes filas que começou a se formar por volta das 19h. Nos dois postos de vacinação, tanto no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela, no Canto da Várzea, como na Unidade Escolar Mario Martins, no bairro Junco, foram registrados grandes filas para conseguir uma senha para tomar a primeira dose do imunizante.

Segundo o plano de vacinação do município, nesta etapa estão sedo vacinados os idosos de 75 a 79 anos.

Nossa equipe de reportagem esteve em um dos postos de vacinação, na escola Mario Martins, e conversou com algumas pessoas na fila na noite de ontem (22).

Aristeu Hilário, de 48 anos, foi a primeira pessoa a chegar na escola para garantir a senha para a sua mãe de 78 anos. Segundo ele, o momento é difícil, mas necessário para garantir uma dose de esperança para sua mãe.

“Eu considero esse momento difícil, mas necessário. Porque a gente sabe que as vacinas no Brasil estão limitadas e temos que correr atrás porque estes idosos que cuidaram da gente merecem muito. É desgastante e ao mesmo tempo gratificante ao ver elas vacinadas para vê-las vacinadas”, disse Aristeu.

O aposentado, Antônio do Carmo, de 76 anos, resolveu ir ele mesmo garantir a sua vaga para tomar o imunizante. Ele disse que só ia sair da escola vacinado.

“Tudo isso é muito desgastante, passar a noite todinha esperando para o dia seguinte tomar a vacina é desgastante, mas o jeito é ficar. Vou passar a noite aqui”, afirmou Antônio.

Nas primeiras horas desta terça-feira, 23 de março, a Secretaria de Saúde de Picos se manifestou sobre o ocorrido através de uma nota nas redes sociais da pasta. Confira a nota completa:

Nota de Esclarecimento

 

A SMS de Picos vem a público lamentar o fato de que pessoas estiveram desde ontem à noite em filas nos postos de vacinação esperando uma senha que só seria distribuída pela manhã, dentro do horário determinado pelo cronograma da Coordenação de Imunização de Picos.  Reiteramos que a quantidade de doses está sendo determinada e enviada pelo Ministério da Saúde, e está sendo insuficiente para suprir a demanda de cada faixa prioritária, também determinada pelo MS e baseada em dados defasados de um censo de vários anos atrás.  Compreendemos a preocupação da população e somos solidários neste momento. Mas não nos resta outro caminho senão respeitar as determinações dos órgãos federais e estaduais e pedir que sigam o cronograma destinado aos postos, chegando o mais cedo possível, mas sem a necessidade de passar a noite em filas que geram aglomerações e trazem risco elevado de contaminação, exatamente o que nossa imunização quer prevenir.

Estamos estudando um meio que contemple essa situação da melhor forma possível, mas enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda, nos depararemos com filas. Estamos trabalhando incessantemente para conseguir imunizar toda a população Picoense, por isso somos uma das poucas cidades do Piauí e do Brasil que aderiram ao consórcio de vacinas, para estarmos prontos para adquirir o imunizante para todos os picoenses assim que for liberado para compra.

Nosso compromisso é com a saúde do nosso povo. E seguimos decididos a vencer essa crise de saúde com a solidariedade e compreensão de todos.

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *