Corpo de Bombeiros de Picos orienta população para evitar afogamentos

Corpo de Bombeiros de Picos orienta população para evitar afogamentos

Barragem da Malhada Grande, no povoado Malhada Grande, zona rural de Picos / Foto: Wesley Monteiro

Devido às fortes chuvas que caíram nos últimos meses na cidade de Picos, o rio Guaribas e os açudes do município tem atraído vários visitantes que aproveitam os locais para pescas ou momentos de lazer com os familiares e amigos. Com isso, a Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos alerta à população sobre os riscos de afogamento nessas áreas.

Segundo o comandante da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos, tenente Rangel, antes de utilizar esses espaços para área de lazer, as pessoas devem adotadas alguns cuidados para evitar afogamentos.

“Durante o período de férias ou chuvoso aumenta muito a procura desses locais para banhos, então o Corpo de Bombeiros orienta que quando se for fazer o uso deste tipo de lazer é preciso evitar a ingestão de bebida alcoólica, pois a mesma diminui a coordenação motora, o que pode causar afogamento até em quem sabe nadar bem. A orientação é que o banho seja feito antes da ingestão”, frisou o comandante.

Tenente Rangel explicou que os cuidados devem ser redobrados durante a pesca, pois qualquer descuido pode acontecer uma fatalidade.

“Em caso de pesca, seja a pesca esportiva ou a própria pesca para consumo ou de venda, o pescador tem que tomar muito cuidado ao entrar nesses locais, pois muitas pessoas têm aquela confiança de saber nadar e acaba entrando sozinho no local, isso é um perigo. O Corpo de Bombeiros não recomenda que faça isso sozinho, deixe sempre uma pessoa supervisionando, faça o uso de coletes salva-vidas ou até mesmo uma corda de segurança amarrada na pessoa que esteja ancorada na margem do rio para garantir a segurança”, explicou.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, Tenente Rangel ainda ressaltou que outra recomendação é não entrar em rios com correnteza e em caso de barragens, banhar em áreas que não ultrapassem a altura da cintura, pois é uma altura considerada segura para os banhistas.

“Evitar tomar banho em rios que estejam com a correnteza forte, observar a correnteza, e mesmo em água parada buscar ficar em uma profundidade que fique até a altura da cintura, que é uma altura de segurança. Quando se levar crianças é preciso dedicar 100% do tempo as mesmas e não as deixarem sozinhas”, disse.

Rangel ainda destacou que, em caso de uso de embarcações é necessário o uso de coletes salva-vidas e habilitação junto a Marinha, no caso dos condutores.

Morte por afogamento em Picos

Na tarde da última segunda-feira, 18 de abril, um homem identificado por Marcos João de Sousa, de 49 anos, morreu afogado no rio Guaribas, na passagem molhada, que liga os povoados Lagoa Comprida e Cipaúba, na zona rural de Picos.

Matéria relacionada: Em Picos, homem de 49 anos morre afogado no rio Guaribas

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *