CETI Mário Martins completa 50 anos de fundação em Picos

CETI Mário Martins completa 50 anos de fundação em Picos

/

Na noite desta sexta-feira, 01 de julho, o Centro Estadual de Tempo Integral Mário Martins, comemorou 50 anos de fundação na cidade de Picos. A escola que fica localizada no bairro Junco, zona leste do município, em cinco décadas já transformou a vida de milhares de pessoas através da educação pública de qualidade.

Estiveram presentes na solenidade de comemoração de 50 anos do CETI Mário Martins a atual diretora da escola, Irai Silva de Moura; a primeira diretora da instituição, Maria do Carmo Menezes; o diretor-geral da UFPI de Picos, Juscelino Francisco do Nascimento; o diretor-geral do IFPI de Picos, Lourenilson Leal; o vereador Wellington Dantas; representantes de outras escolas do município, ex-diretoras da instituição, corpo docente e a comunidade escolar.

A atual diretora do CETI Mário Martins, Irai Silva de Moura, falou que a escola surgiu com a necessidade de atender uma demanda alta de alunos da zona leste naquela época, e destacou o sentimento de alegria de poder comemorar 50 anos de fundação da instituição.

“Estamos comemorando os nossos 50 anos de fundação, essa escola foi inaugurada em 1972, mas a mesma já existia dentro da Unidade Escolar Miguel Lidiano, e para atender uma demanda do bairro Junco que crescia significativamente na época, principalmente com a chegada do 3º BEC aqui no bairro surgiu a necessidade de uma ampliação na oferta do ensino, sendo que a escola chegou a funcionar em um turno dentro do prédio da escola Miguel Lidiano, e quando foi em abril de 1972 a Unidade Escolar Mário Martins foi entregue para a comunidade”, disse a gestora.

Diretora do CETI Mário Martins, Irai Silva de Moura

A primeira diretora da escola, Maria do Carmo Menezes, esteve presente no evento e lembrou o primeiro dia de aula quando a escola foi inaugurada. De acordo com Maria do Carmo o sentimento é de gratidão de voltar a escola e ver o quanto ela tem contribuído com a educação do município.  

“É uma sensação de dever cumprido, de missão cumprida e de muita alegria, pois são 50 anos de história na educação de Picos, por isso, temos que ser grato a Deus. Estou extremamente feliz em vivenciar uma festa de 50 anos, ou seja, é meio século. Lembro bem do meu primeiro dia de trabalho aqui nessa escola e chegar hoje depois de 50 anos é muita gratidão a Deus, de muito louvor, e também de muita responsabilidade de trabalhar com o ser humano, promover e ajudar na transformação através da educação”, comentou.

Primeira diretora da escola, Maria do Carmo Menezes

A egressa do CETI Mário Martins, Amanda de Sousa Matos, estudou o ensino médio na escola e, recentemente, foi aprovada para o curso de Medicina na Univasf, em Petrolina (PE). Amanda ressaltou que a escola teve uma grande contribuição para ela alcançar a tão sonhada aprovação em Medicina.

“A escola Mário Martins foi uma família para mim, me acolheu muito quando cheguei aqui, comecei a estudar aqui no segundo ano do ensino médio e no mesmo ano foi implantado o ensino de tempo integral. Foi uma das escolas que mais gostei de estudar porque o corpo docente nos abraçam como família e faz a gente se tornar parte disso”, afirmou.

Egressa do CETI Mário Martins, Amanda de Sousa Matos

Fotos: Wesley Monteiro e Mateus Silva 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *