Picos sedia I Seminário Regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa

Picos sedia I Seminário Regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa

Fotos: Wesley Monteiro /

Na manhã desta terça-feira, 14 de novembro, aconteceu a abertura do I Seminário Regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), em Picos. O evento aconteceu no Campus da UFPI de Picos, e contou com a participação de quase 300 pessoas, entre elas profissionais da educação, prefeitos e alunos da rede municipal de ensino da região de Picos.

O evento tem como objetivo principal assegurar a efetiva alfabetização de todas as crianças da região de Picos. O mesmo é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

O coordenador estadual do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e palestrante, Cleverson Moreira, falou sobre a importância do evento para os municípios jurisdicionados à 9ª Gerência Regional de Educação de Picos.

“Estamos realizando o seminário de boas práticas como forma de jogar luz nas práticas que fizeram bom trabalho durante os últimos anos. Há dois anos o programa existe para fortalecer o trabalho dos municípios, pois a alfabetização é um trabalho por excelência dos municípios, mas o Estado chega ali para fortalecer e ajudar mais ainda esse trabalho, então para que os municípios se sintam mais valorizados, principalmente um professor alfabetizador, e o gestor da área de alfabetização, promovermos o seminário”, disse.

Cleverson Moreira falou que o programa conta com o apoio de todos os municípios do Piauí, sendo que principal foco é alfabetizar as crianças na idade certa.

“Todos os 224 municípios disseram sim para esse programa, sendo que todos os 22 municípios da 9ª GRE de Picos estão conosco neste pacto, que une município, Estado e agora o Governo Federal fazendo um trabalho de foco, de fortalecimento de prioridade da fase de educação de criança, porque até os sete anos, ela precisa de fato está com todas as habilidades consolidadas ou ele terá uma vida acadêmica difícil pela frente”, frisou.

Segundo o coordenador estadual do PPAIC, Cleverson Moreira, o índice de alfabetização na idade certa vem crescendo no Piauí, sendo que a regional de Picos ganha destaque quando o assunto é educação de qualidade.

“Somos 21 regionais, mas a de Picos se destaca, ficando entre terceiro ou quarto lugar com os melhores resultados. O índice de alfabetização no Estado alavancou muito, pois conseguimos tirar alunos de quase 200 municípios, que não eram nem pré-leitores saindo do segundo ano inicial para ter municípios com poucos alunos com dificuldade na leitura e escrita”, concluiu.

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *