Mais de 2 mil concluintes de graduação farão o Enade neste domingo (23) no Piauí

Mais de 2 mil concluintes de graduação farão o Enade neste domingo (23) no Piauí

Foto: Reprodução /

Mais de 2 mil concluintes de cursos de graduação do Piauí deverão realizar a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 neste domingo (26). Em todo o Brasil, 408.037 estão inscritos.

Diego Rodrigues está no último período do curso de odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele conta que a coordenação do curso integrou a preparação para o exame com a carga horária das disciplinas regulares.

“Uma consideração muito importante que o curso de odontologia fez foi incluir essa preparação para o Enade dentro da carga horária do nosso estágio supervisionado 4, que é uma disciplina obrigatória do último período. Isso faz com que a gente não tenha uma preparação de uma maneira mais extenuante em si. Então, as aulas foram organizadas dentro do cronograma e fazem com que a gente possa estar se preparando da melhor maneira possível para a prova do Enade”, destacou.

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), 1530 inscritos de cursos de graduação estão inscritos para a prova. Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) são 358, já no Instituto Federal do Piauí (IFPI) 155 inscritos. Além disso, estudantes da rede particular também realizarão o exame.

Antes de realizar a prova, os inscritos precisam preencher o formulário no Sistema Enade. O questionário fica disponível até sábado (25). Ao preencher o documento, o estudante tem a oportunidade de avaliar seu curso de graduação e a instituição de educação superior, em diferentes aspectos.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Em 2023, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação I; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética; gestão ambiental; radiologia; gestão hospitalar; segurança no trabalho; e agronegócio.

 

Fonte: Cidade Verde com informações do Inep

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *