Prefeitura apoia caminhada realizada pela União Umbandista de Picos em comemoração ao Dia dos Pretos Velhos

Prefeitura apoia caminhada realizada pela União Umbandista de Picos em comemoração ao Dia dos Pretos Velhos

Foto: Jackelany Vasconcelos /

No dia 13 de maio, na Umbanda é comemorado o Dia dos Pretos Velhos, nesta data, também é celebrado o Dia Abolição da Escravidão. Com isso, na tarde desta sexta-feira (13), a União Umbandista de Picos, realizou uma caminhada para celebrar esta data. O ato contou com o apoio da Prefeitura de Picos, através da Coordenadoria da Juventude e Direitos Humanos.

A Presidente da Umbanda de Picos, conhecida por Mãe Jandira, falou acerca da importância dessa atividade. “Hoje é comemorado o Dia dos Pretos Velhos, que a gente chama, mas na verdade é o dia da libertação dos escravos, e é um dia muito importante para a Umbanda de Picos, porque hoje temos a oportunidade de mostrar a Umbanda como verdadeiramente é, e temos também a oportunidade de termos em Picos, a Lei que foi sancionada no dia 03 de março de 2014, o que a gente ver como reconhecimento da Umbanda de Picos, então para nós, hoje é um grande dia”, afirmou Mãe Jandira.

Presidente da Umbanda de Picos, Mâe Jandira, (Foto: Jackelany Vasconcelos)

O Coordenador da Juventude e Direitos Humanos de Picos, Matusalém Almeida, ressaltou a importância do apoio público em atividades como essa. “É sempre importante ressaltarmos que a Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, e tem toda uma cultura no país da religião, e é muito importante que o setor público possa dar assistência para essas religiões, pois além questão da religião, é a cultura brasileira que está ali inserida e a luta diária contra o preconceito, por isso é necessário darmos uma atenção especial para as religiões de matriz africana”, ressaltou o coordenador.

Coordenador da Juventude e Direitos Humanos, (Foto: Jackelany Vasconcelos)

A atividade encerrou na Praça Josino Ferreira com apresentações de danças.

Veja mais imagens!

Fonte: CCOM PMP 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *