Apoio Psicológico Emergencial Online Voluntário é oferecido durante a pandemia

Apoio Psicológico Emergencial Online Voluntário é oferecido durante a pandemia

Banner divulgação. / Foto: Reprodução

O curso de Psicologia do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (IESRSA), está com inscrições abertas para o Projeto de Extensão - Atendimento Psicológico Emergencial Online Voluntário voltado para a comunidade. O projeto está sob a coordenação das professoras e psicólogas Flávia Marcelly e Anne Caroline.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, Flávia Marcelly, o atendimento psicológico será totalmente gratuito, e segue as recomendações do Conselho Federal de Psicologia. Sem falar que é de suma importância para toda a população, pois muitas pessoas estão sofrendo com os transtornos causados pela pandemia no novo Coronavírus.

“O atendimento psicológico ofertado é gratuito, não havendo cobrança de nenhuma taxa em momento algum do processo terapêutico. O projeto é voltado para pessoas em sofrimento decorrente da pandemia de COVID-19 e está em consonância com a Resolução n. 04/2020 do Conselho Federal de Psicologia, que dispõe sobre a regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. Após a pandemia, ocorrerá o desligamento do serviço e encaminhamento para outras possibilidades de atendimento”, afirma Flávia Marcelly.

Coordenadora e professora Flávia Marcelly. Foto: Arquivo pessoal. 

O projeto ainda conta com a colaboração dos psicólogos voluntários Carinny Lima e Francinaldo Silva. De acordo com a coordenadora e professora Flávia Marcelly, o cadastro pode ser feito por pessoas maiores de 18 anos. Já o cadastro para crianças e adolescentes deve ser feitos por um responsável legal.

“O cadastro para atendimento é destinado a maiores de 18 anos. O atendimento de crianças e adolescentes fica condicionado ao consentimento expresso de pelo menos um(a) responsável legal, a ser enviado ao(a) profissional no início da primeira sessão. Também fica condicionado à avaliação de viabilidade técnica por parte do(a) terapeuta”, ressalta a coordenadora do projeto.

De acordo com Flávia Marcelly, a entrada no serviço de Atendimento Psicológico Emergencial Online Voluntário, se dará pelo preenchimento da ficha de triagem disponível no site da Faculdade R.Sá. Após a triagem, o paciente terá inicio ao atendimento.

“Após o preenchimento da ficha de triagem, o(a) cliente aguardará o contato do(a) profissional responsável pela triagem que fará o encaminhamento para o(a) terapeuta, em acordo com a compatibilidade de horários entre cliente e terapeuta, disponibilidade de terapeuta e a triagem prévia (garantia de demanda de COVID e identificação de urgências)”, explica a profissional.

Flávia Marcelly ainda ressalta que os dias de atendimentos e horários ficarão a critério do profissional e do paciente.  “Em caso de incompatibilidade horária, o cliente será consultado sobre os horários disponíveis para atendimento. Em caso de lista de espera, o(a) cliente será imediatamente avisado. É condição de ingresso no serviço que o(a) cliente esteja ciente e declare acordo com as condições contratuais, que devem ser expostas logo após o preenchimento da ficha de triagem”, diz Flávia Marcelly.

Cada sessão terá duração de até 60 minutos e ocorrerá via videoconferênciapodendo, em alguns casos, ocorrer através de chamada telefônica. Para tanto, serão utilizadas ferramentas como: Skype, Whatsapp, Zoom, Meet, Hangout ou outros, desde que em acordo com a Resolução CFP 11/2018.

Portanto, é necessário assegurar ter acesso à internet e/ou telefone com condições que permitam a conexão para realizar chamada de vídeo e/ou de voz. Além disso, no momento da sessão, orienta-se que o(a) cliente deve permanecer em local reservado, onde se possa falar sem interrupções por terceiros.

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