3ª Conferência de Saúde Mental do Piauí é realizada em Picos

3ª Conferência de Saúde Mental do Piauí é realizada em Picos

Foto: Mateus Silva /

Durante toda esta terça-feira, 19 de abril, acontece a 3ª Conferência de Saúde Mental do Piauí, no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus de Picos. O evento conta com apoio da Prefeitura de Picos e da Secretaria Municipal de Saúde.

A conferência que tem como lema “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”, tem como principal objetivo debater sobre os serviços de saúde mental ofertados nos municípios pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos, Júlio Araújo Filho, o evento foi dividido por etapas municipais e agora terá início as cinco etapas macrorregionais.

“O momento realizado hoje é uma etapa seguintes as etapas municipais que foram realizadas até o mês de março. Serão cinco etapas macrorregionais, sendo que começamos por Picos e logo depois vem Floriano, São Raimundo Nonato, Teresina e Parnaíba. Então começamos aqui em Picos onde vamos realizar as plenárias e conferências dos municípios que abrangem a região de Picos para chegar até as etapas macrorregionais que serão em junho”, explicou.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos, Júlio Araújo Filho. Foto: Foto: Jackelany Vasconcelos

Júlio Araújo ainda falou sobre a importância da conferência e da participação dos municípios durante toda a programação do evento.

“Os municípios têm um papel de suma importância nessa conferência, pois é a partir deles que são executadas as ações discutidas durante as plenárias, por isso é importante que todos os municípios tenham feito suas conferências sobre saúde mental”, disse.

A coordenadora de Saúde Mental de Picos, Iuka Marques, explicou que a ideia principal da conferência é falar sobre Saúde Mental em todos os âmbitos.

“Como o próprio nome da conferência já diz, é uma conferência macrorregional, pois quando a gente ver o prefixo macro dá uma ideia que é algo grande, enquanto regional também é algo grande que não fica só ali no local específico. Então, a ideia é levar saúde mental não só para os órgãos responsáveis como os CAPS II, mas para todos os dispositivos que possam oferecer ajuda para conciliar um trabalho com o outro”, afirmou.

Coordenadora de Saúde Mental de Picos, Iuka Marques. Foto: Jackelany Vasconcelos

 

 

Fotos: Mateus Silva 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *