Caminhada marca luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Picos

Caminhada marca luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Picos

Foto: Mateus Silva /

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Conselho Tutelar de Picos e demais secretarias municipais, realizaram, na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, uma caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em Picos.

A concentração da caminhada aconteceu por volta das 07h30, na praça da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, logo em seguida as pessoas seguiram em caminhada pela Avenida Getúlio Vargas, e no final realizaram a blitz ‘Faça Bonito’ na Praça Félix Pacheco, no Centro de Picos.

De acordo com a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Wiânika Alencar, o dia 18 de maio tem como principal objetivo conscientizar a população sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Estou imensamente feliz com a participação de todos. Nós estamos aqui hoje em alusão ao dia 18 de maio, que é a campanha do Maio Laranja, que é justamente para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Tivemos nesse mês de maio realizando diversos eventos, como rodas de conversas e palestras nos CRAS da cidade, com o intuito de conscientizar e prevenir o abuso contra crianças”, frisou a secretária.

Secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Wiânika Alencar. Foto: Wesley Monteiro

A conselheira municipal da Criança e do Adolescente de Picos, Carmelita Araújo, esteve presente no evento e falou que toda a população pode ajudar no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes através de denúncia.

“Essa data é importante porque começa a conscientização de toda a população, pois o nosso dever é defender nossas crianças e adolescentes. Então, quando alguém souber de alguma criança ou adolescente que esteja passando por esse momento difícil, denuncie. Na maioria das vezes, o abusador é da própria família”, destacou.

Conselheira municipal da Criança e do Adolescente de Picos, Carmelita Araújo. Foto: Wesley Monteiro

O conselheiro tutelar de Picos, Jenilson Oliveira, falou que os órgãos precisam conscientizar cada vez mais a população para que todos consigam entender, identificar situações de violência sexual e como buscar ajuda.

“Esse momento é importante para chamar atenção da população para essa problemática, que é a violência sexual contra crianças e adolescentes. Sabemos que no Brasil temos números alarmantes, e com a pandemia esses números deram uma caída devido ao isolamento social, mas com a medida que o isolamento social foi diminuindo os números voltaram a crescer”, disse o conselheiro tutelar.

Conselheiro tutelar de Picos, Jenilson OliveirA. Foto: Wesley Monteiro

Dia 18 de maio

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Fotos: Wesley Monteiro e Mateus Silva 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *