Projeto Viva o Semiárido realiza encontro sobre comercialização em Picos

Projeto Viva o Semiárido realiza encontro sobre comercialização em Picos

/

O auditório do Entre Rios Hotel, em Picos, esta sendo palco do encontro sobre comercialização no Projeto Viva o Semiárido com a presença de integrantes dos territórios Vale do Guaribas, Vale do Itaim, Vale do Sambito, Vale do Canindé e Serra da Capivara. O momento aconteceu na manhã desta terça-feira, 05 de julho.

Uma palestra sobre o tema “Os desafios da comercialização na agricultura familiar: contexto atual, perspectivas, oportunidades e desafios”, foi ministrada pelo professor Dr. Marcelo José Braga, da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, para o público presente.

O coordenador do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), Francisco Ribeiro, conhecido por Chicão, destacou a importância do projeto para os produtores e a necessidade de mais políticas de comercialização no Brasil.

“O Projeto Viva o Semiárido está finalizando as suas ações financiadas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), e embora as comercializações não tenha sido um tema especifico do trabalho ele é transversal em todas as ações que a gente realizou, que focaram mais nas cadeias produtivas como apicultura, ovinocultura, mandiocultura e cajucultura, que acaba tendo uma comercialização como um grande desafio. No geral temos poucas políticas de comercialização no Brasil, no Nordeste, no Piauí, e não adianta tem a produção senão tiver as facilidades para escoar”, disse.

Coordenador do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), Francisco Ribeiro

O representante da coordenação regional do Projeto Viva o Semiárido, o técnico Antônio José, frisou que o evento tem como principal objetivo mostrar os resultados obtidos pelo projeto durante os sete anos de fundação e dá mais visibilidade dos produtos nos mercados.

“O Projeto Viva o Semiárido está chegando a final, momento que os grupos atendidos começaram a produzir e vender a sua produção, então, a partir de agora esse momento se torna importante porque além de mostrar o que já tem feito durante os sete anos de projeto, agora é continuar dando visibilidade a esses produtos para que eles tenham acessos aos mercados, não só os mercados convencionais, mas os institucionais, para que possam estar colocando à venda e melhorando a qualidade de vida”, afirmou.

Representante da coordenação regional do Projeto Viva o Semiárido, o técnico Antônio José

De acordo com a programação, o evento segue nesta quarta-feira (06) e quinta-feira (07), tendo como público alvo os quilombolas. Haverá palestra com o seguinte tema: “PVSA e comunidades quilombolas: investimentos, ações, resultados e aprendizados”, que terá como palestrante o coordenador do Viva o Semiárido, Francisco Ribeiro, o Chicão.

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *