Reforma do Núcleo do IML de Picos é entregue à população

Reforma do Núcleo do IML de Picos é entregue à população

Foto: Wesley Monteiro /

A reforma e adequação do núcleo de perícia do Instituto Médico Legal (IML), em Picos, foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira, 14 de julho. O núcleo do IML do município fica localizado no anexo do Hospital Regional Justino Luz, no bairro Bomba, local que também abriga o necrotério.

Três médicos legistas atuarão no órgão e darão celeridade nas demandas de exames cadavéricos ocasionados por mortes não naturais. O local conta com uma sala de recepção, salas de exames e de resíduos.

Segundo o secretário de Estado de Governo, Antônio Rodrigues Neto, que esteve representando a governadora Regina Sousa, a entrega da reforma do núcleo do IML de Picos é uma reivindicação bastante antiga e que foi atendida para oferecer melhores condições nos procedimentos de exames cadavéricos na região

“É uma reivindicação antiga da cidade de Picos, uma cidade polo da região precisava de um IML em melhores condições. É com muita alegria que entregamos essa obra para a população”, ressaltou Antônio Neto.

Secretário de Estado de Governo, Antônio Rodrigues Neto. Foto: Wesley Monteiro 

O delegado regional de Polícia Civil, Rodrigo Moraes, falou que antes os procedimentos dos exames cadavéricos eram feitos em Floriano ou Teresina, com isso, aumentava ainda mais o tempo de espera das famílias para velar o ente querido, mas com a inauguração do núcleo do IML de Picos haverá uma diminuição nos procedimentos.

“Sabíamos do sofrimento das famílias de ter que ir a Floriano, Teresina, acompanhar um corpo, quando na verdade, o que os familiares querem é apenas receber um laudo cadavérico e poder velar seus parentes. Sabíamos também que havia uma decisão judicial do Ministério do Trabalho que impedia que os laudos cadavéricos fossem feitos aqui. Temos três médicos legistas que estavam impedidos de fazer os procedimentos, mas com a inauguração, essa nova estrutura vai possibilitar a realização dos procedimentos”, disse Rodrigo Moraes.

Delegado regional de Polícia Civil, Rodrigo Moraes. Foto: Wesley Monteiro 

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luci Keyko, esteve presente na solenidade de entrega do núcleo do IML de Picos e destacou a importância do órgão para toda a macrorregião.

“A inauguração do núcleo do IML de Picos é de extrema importância para essa região. As instalações estão muito boas e os equipamentos devem chegar em breve, sendo que o órgão vai ficar com equipamentos de primeira linha para atender a demanda da região”, afirmou o delegado Luci Keyko.

Delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luci Keyko. Foto: Wesley Monteiro 

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, a cidade de Picos será uma referência da Polícia Científica, e que em breve o órgão funcionará em uma sede própria do Departamento de Polícia Científica.

“O Estado não está dando as costas para o interior do Piauí, nós estamos planejando. Este espaço que estamos inaugurando aqui hoje é uma situação provisória, não estará aqui por muito tempo, pois nós temos um projeto arquitetônico de construção de uma sede do Departamento de Polícia Científica”, comentou o secretário.

Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira. Foto: Wesley Monteiro 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *