Blitz educativa marca Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Picos

Blitz educativa marca Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Picos

Blitz Educativa na Av. Severo Eulálio, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial / Foto: Wesley Monteiro

Na tarde desta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenadoria de Saúde Mental, realizou uma Blitz Educativa na Av. Severo Eulálio, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio.

Panfletos com orientações sobre o tema foram distribuídos para as pessoas que transitavam pela Avenida no final da tarde. O secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, prestigiou a ação educativa.

Foto: Ccom PMP

De acordo com a coordenadora do CAPS II, Aurilândia Leal, a ação marcou diversos pontos importantes sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, principalmente a defesa e luta de pessoas portadores de transtornos mentais de realizar um tratamento de forma humanizada.

“O evento serve para tratar sobre o direito do usuário com transtornos mentais, dando direito a fazer o tratamento de forma humanizada, sem precisar trancar esse paciente. Então essa pessoa tem direito ao cuidado de forma humanizada”, disse.

Coordenadora do CAPS II, Aurilândia Leal. Foto: Ccom PMP

Aurilândia ainda cita quais os serviços são ofertados pelos CAPS II e o CAPS AD. “Os serviços de saúde mental são oferecidos por toda a Rede de Atenção Psicossocial, sendo que existe uma rede especializada que é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), aqui em Picos nós temos o CAPS II e o CAPS AD. O CAPS II trata de pacientes com transtornos mentais crônico e persistente e o CAPS AD é voltado para usuários de drogas, que também possuem transtornos mentais em decorrência do uso e abusivo das drogas. Esse tratamento é todos os dias de segunda à sexta, funcionamos de 07h00 às 17h00, onde são ofertados serviços de psiquiatria, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional e serviços sociais. Temos uma equipe multiprofissional”, afirma.

A coordenadora do CAPS AD, Francisca Alves, destaca a importância do evento e frisa que o serviço humanizado ofertado pelo CAPS AD faz toda diferença no tratamento de pessoas com transtornos mentais.

"A importância desse evento aqui no município é a gente está mostrando para as pessoas a relevância que a saúde mental tem no dia a dia. O CAPS AD recebe pacientes que são dependentes de álcool e outras drogas da cidade Picos e macrorregião, pois a gente trabalha em parceria com outros municípios. Essas pessoas podem chegar ao CAPS encaminhados por qualquer instituição como NASF, PSF, ou demanda livre. Ao chegar no serviço ele é acolhido por um profissional da equipe, pois temos profissionais multidisciplinares para estarem recebendo e apoiando os pacientes”, ressalta Francisca.

Coordenadora do CAPS AD, Francisca Alves. Foto: Ccom PMP

Fotos: Wesley Monteiro

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *